quarta-feira, 14 de dezembro de 2016


“Só temos de Deus o que cabe em nós. Quanto mais pudermos mais Deus teremos.” (Clarice Lispector)

"Ser é além do humano. (…) O desconhecido aguarda-nos, mas sinto que esse desconhecido é uma totalização e será a verdadeira humanização, pela qual ansiamos. Estou falando da morte? Não, da vida. - Clarice Lispector, A Paixão Segundo G.H.


Eu não aguento o quotidiano, e deve ser por isso que escrevo. (Clarice Lispector)

O primeiro passo em relação ao outro é achar em si mesmo o homem de todos os homens. (Clarice Lispector - A Paixão Segundo G.H.)

Viver em sociedade é um desafio, porque às vezes ficamos presos a determinadas normas, que nos obrigam a seguir, regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não-ser.
Nós temos, no mínimo, duas personalidades: a objectiva, que todos ao nosso redor conhecem, e a subjectiva. Em alguns momentos, esta mostra-se tão misteriosa que se nos perguntarmos quem somos não saberemos dizer ao certo.
De uma coisa tenho a certeza: devemos sempre ser autênticos. As pessoas têm de nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser. Aqui reside o eterno conflito aparência/ essência. Que desafio, hein?
Nunca sofra por não ser uma coisa - ou por sê-la. (Clarisse Lispector, Perto do Coração Selvagem, p.55)

 A felicidade aparece para aqueles que buscam e tentam sempre. (Clarice Lispector)

A cada dia que vivo mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-se do sofrimento, perde também a felicidade. (Clarice Lispector)

(...) Saudade da minha antiga pobreza, quando tudo era mais sóbrio e digno e eu nunca havia comido lagosta. (Clarice Lispector)

Estou bastante acostumada a estar só, mesmo junto dos outros. (Clarice Lispector)

"É preciso não esquecer e respeitar a violência que temos. As pequenas violências salvam-nos das grandes." (Clarice Lispector - Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres)

O sofrimento é sempre um encontro connosco mesmo. Sofrer amadurece. (Clarice Lispector)

"O óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar." (Clarice Lispector - Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres)


Sou como você vê: (...) Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Entender-me não é uma questão de inteligência, mas de sentir, de entrar em contacto. (...) Não me façam ser o que não sou. Não me convidem a ser igual, porque, sinceramente, sou diferente! Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentiras. Sou sempre eu mesma. (Clarice Lispector)

"A desistência é uma revelação." (Clarice Lispector - A Paixão Segundo G.H.)


Sem comentários:

Enviar um comentário